Seguro Saúde: qual o melhor?
Qual o melhor Seguro de Saúde em Portugal ?
Actualmente 1 em cada 4 portugueses com mais de 15 anos tem um seguro de saúde em Portugal. No entanto, será que têm o seguro de saúde ideal para o seu caso?
Escolher o melhor seguro de saúde é muito importante e depende das necessidades de cada um, tais como a idade, o agregado familiar, etc.
Quais os aspectos importantes a ter em conta na escolha do Seguro de Saúde?
⇒ Consultas e Exames sem passar por listas de espera
Poder ir ao médico e fazer exames sem ter de esperar semanas ou meses como no SNS. Com um seguro de saúde tem acesso a uma rede de médicos e laboratórios de excelência sem ter de passar por estes intermináveis períodos de espera.
⇒ Médico ao domicilio
Este serviço de assistência é uma mais-valia, não necessitando de sair de casa, o médico ou enfermeiro vão ao seu domicílio.
⇒ Consultas Online
Possibilidade de fazer uma consulta online com o seu médico ou realizar uma tele-entrevista para triagem de qualquer problema.
⇒ Seleccione as coberturas que mais necessita:
- Hospitalização (internamento e cirurgia) é a cobertura base na maioria dos seguros, mas a subscrição das outras coberturas depende do seu perfil.
- Ambulatório: todas as despesas relacionadas com consultas, exames, análises e fisioterapia.
- Parto: uma mais-valia para quem quer aumentar a família.
- Estomatologia: garante o pagamento de despesas com dentistas e restantes áreas da medicina dentária. Importante para quem prevê um tratamento prolongado de ortodontia ou tem filhos pequenos com dentes a nascer.
- Óculos e lentes de contacto: Além destas coberturas, um seguro de saúde pode garantir o pagamento das despesas com próteses (como os aros e lentes graduadas), lentes e medicamentos a um custo mais reduzido. A paleta de coberturas disponíveis inclui uma segunda opinião médica e uma proteção adicional para doenças consideradas graves.
⇒ Escolha os limites das coberturas e avalie copagamentos
O capital é o montante que pode gastar, num ano, ao utilizar determinada cobertura. Se o limite para o parto for de 5.000€, o seguro vai responsabilizar-se pelo pagamento do ato médico até esse valor. Há situações em que pode ser-lhe pedido um co-pagamento. O co-pagamento é o montante que fica a cargo do segurado. É, por isso, importante que faça as contas e decida qual será o limite ideal de cada cobertura para si e para a sua família.
⇒ Rede Médica
Se for a um médico da chamada “rede convencionada” (os prestadores de saúde protocolados com o seu seguro), não precisa de adiantar o valor de uma consulta. Basta que apresente o cartão do seguro e salde o co-pagamento. Se preferir consultar um médico fora da rede, pagará essa consulta e enviará a fatura do ato médico para o seguro para ser ressarcido de uma parte dessa despesa.
⇒ Esteja atento aos períodos de carência
Se já tiver um seguro de saúde e quiser transferi-lo para outra seguradora, este período de carência não lhe será aplicável.
Quando fizer um seguro novo, terá um período de carência que corresponde ao tempo em que não se pode accionar o seguro após a subscrição. Existem também algumas condições para que nesse espaço de tempo possa utilizar o seguro a valores convencionados.
Simule e tenha mais informação sobre os Seguros de Saúde
⇒ O melhor seguro de saúde para cada idade
As necessidades variam consoante a nossa idade, o historial clínico etc e estes aspectos serão muito importantes para o prémio do seguro a pagar. Existem seguros de saúde para pessoas com mais de 55 anos, desenhados para o nível de protecção que necessitam para a sua idade.
Se for esse o caso, simule e tenha mais informação sobre os Seguro Saúde Idoso