fbpx
21 808 78 82 | 963 287 947

Diagnóstico Cancro da Mama

A Prevenção pode ser a Solução
Seguro Doenças Graves

Diagnóstico Cancro da Mama

Conheça os três pilares do diagnóstico precoce do cancro da mama

1. AUTO-EXAME DA MAMA

A partir dos 20 anos, todas as mulheres devem realizar o auto-exame da mama mensalmente – depois da menstruação. Não se esqueça – é necessário aconselhar-se com o médico se sentir alguma destas modificações:

  • Nódulo ou endurecimento na mama ou na axila;
  • Modificação no tamanho ou formato da mama;
  • Alteração da coloração ou sensibilidade da pele da mama ou da aréola;
  •  Retração da pele da mama/mamilo;
  •  Corrimento mamilar.

2. EXAME CLÍNICO DA MAMA

A partir dos 20/30 anos, todas as mulheres devem fazer a avaliação clínica da mama. Neste exame, o médico faz a palpação da mama e verifica se existem diferenças entre as mamas e se existe, entre outros sinais, vermelhidão, depressões cutâneas ou secreção ou perda de líquido quando os mamilos são pressionados.

3. MAMOGRAFIA

A mamografia vai permitir visualizar se existem nódulos na mama, ainda antes de estes poderem ser palpados ou sentidos pela mulher durante o autoexame. Também possibilita verificar se existem microcalcificações.

Se a mulher tiver fatores de risco pessoais ou familiares de cancro da mama, o médico fará um ajuste individualizado à vigilância.

A nível geral, a primeira mamografia deve ser realizada cerca dos 35 anos e a segunda a partir dos 35 anos, de 18 em 18 meses, até à menopausa. Após a menopausa, deve ser feita de 24 em 24 meses.

De acordo com os resultados da mamografia, o médico poderá pedir que esta seja repetida e/ou que seja realizada uma biopsia mamária.

Sabia que o cancro da mama, embora raramente, também pode atingir os homens? Em Portugal, cerca de 1% dos casos de cancro da mama ocorrem no sexo masculino.